A concretização do plano de expansão da rede do Metropolitano de Lisboa actualmente em curso, prevê a entrada em serviço de nove novas estações até 2011, distribuídas pelas linhas Azul e Vermelha, anunciou a empresa. Segundo o relatório e contas de 2006 do Metropolitano de Lisboa, divulgado hoje, com os prolongamentos nas Linhas Azul e Vermelha, a rede de metropolitano de Lisboa é alargada em 9,6 quilómetros.
Na Linha Azul, a concretização da ligação Amadora Este/Reboleira, prevê a construção de um nova estação, um aumento de um quilómetro na extensão da linha, estando a abertura prevista para 2010.
Também na Linha Azul, está prevista para 2007 a entrada em funcionamento da ligação Baixa-Chiado/Santa Apolónia, uma obra que implica a construção de duas novas estações, numa extensão de 2,2 quilómetros.
Na Linha Vermelha, a ligação Alameda/São Sebastião, que inclui a construção de duas novas estações, numa extensão de 1,8 quilómetros, tem abertura prevista para 2009, enquanto a ligação Oriente/Aeroporto, com três novas estações, estará concluida em 2010.
A ligação entre São Sebastião e Campolide deverá estar concluida em 2011, uma obra que implicará a construção de uma nova estação.
O lançamento do concurso público para a execução da empreitada do prolongamento da Linha Azul da estação de São Sebastião a Campolide, deverá ser lançado no decurso do segundo semestre deste ano.
Em complemento, estão previstas a remodelação/ampliação das estações da Linha Verde Areeiro, Arroios, Anjos e Intendente, bem como a conclusão dos interfaces Cais do Sodré e Terreiro do Paço, «a executar pelo Metropolitano de Lisboa por conta da Transtejo e da Refer».
Em 2006, o Metropolitando de Lisboa investiu 54.216 milhões de euros em custos técnicos, 92% dos quais em infra-estruturas de longa duração (49.756 milhões de euros).
Entre as infra-estruturas de longa duração destacam-se as ligações, Baixa-Chiado/Santa Apolónia, Alameda/São Sebastião e Oriente/Aeroporto, actualmente em curso.
*Diário Digital / Lusa
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2 comentários:
Porque não construir uma nova linha que sirva zonas cuja densidade populacional é enorme, como por exemplo, Alfragide Norte (a chamada Quinta Grande) e Sul, Carnaxide e Linda-a-Velha?
António Leal de Matos, 44 anos, Lisboa
Penso que o Metropolitano de Lisboa e as as demais entidades competentes poderiam e deveriam apostar no alargamento da Linha Azul. Digo-o em relação a esta linha, pois a mesma começa a cobrir uma das mais densas áreas habitacionais dos arredores de Lisboa: a famosa Linha de Sintra. Levar o metro até à zona de Amadora Este (ainda que esta fique bem longe do centro da Amadora) e Reboleira, representa o início do que poderá ser um desafio deveras aliciante que poderá ser a cobertura de grande parte do concelho de Sintra. Fica a ideia...quem tiver o poder de decisão que a analise.
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