quarta-feira, 27 de junho de 2007

Afinal havia O(u)T(r)A localização!

Mário Lino, Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações anunciou hoje a suspensão do projecto da Ota para estudos complementares na margem sul sobre uma eventual nova localização.

O objectivo será desenvolver um estudo comparativo entre a Ota e Alcochete. Para tal, Mário Lino, mandatou o Laboratório Nacional de Engenharia Civil para apresentar as suas conclusões dentro de seis meses. Este anúncio cujo desenvolvimento pode ser acompanhado aqui (versão online do Expresso) surgiu num colóquio sobre a temática da localização do novo aeroporto de Lisboa que decorreu segunda-feira de manhã na Assembleia da República. Nesse colóquio participou, entre outros, o Professor Doutor Paulino Pereira do Instituto Superior Técnico cuja intervenção está recuperada mais abaixo na totalidade.

Na quarta-feira passada os professores do Instituto Superior Técnico elaboraram um abaixo-assinado: “Um Aeroporto Internacional para todo o século XXI” para entregar ao governo que pode ser consultado aqui.

A intervenção do Professor Doutor Paulino Pereira é aqui recuperada na totalidade. Para aceder, clique:

Parte 1 http://videos.sapo.pt/E1DszuuEJTsvF3VKvWbj

Parte 2 http://videos.sapo.pt/0zNSGhrQ6GQ4ENVIN1eZ

Dos restantes intervenientes retemos algumas das ideias principais, lá mais para a frente será possível apresentar um vídeo com um resumo das intervenções se se considerar necessário.

Dra. Paula Costa - Representante ANAER

ü Ota surge desde 1982 como opção mais viável

ü Ota e Rio Frio já foram analisadas conjuntamente

ü O IST nesse estudo trabalhou questões relacionadas com os sistemas hídricos

ü Foram identificados impactos incontornáveis em Rio Frio que não eram sustentáveis.

ü Os impactos eram minimizáveis na Ota de entre todas as localizações analisadas.

ü Um novo aeroporto é um processo moroso.

ü Nunca vi estudos de grandes especialistas excepto da CIP.

ü A base de tráfego de Portugal não justifica a solução DUAL (Portela mais um) bem como não é possível separar administrativamente os tipos de tráfego.

ü Poceirão, Faias e Rio Frio são geograficamente iguais.

ü Campo de Tiro de Alcochete tem de ser preservado.

General José Lopes (Eng.º Aeroportos) – Ministério Defesa

ü “Eu trato os aeroportos por tu”

ü Criar aeroporto que potencie o país.

ü Portela durará 75 anos desde a sua abertura. Não se pode deixar asfixiar um aeroporto

ü A pista é orientada a favor do vento e na OTA nada se pode esquecer. O projecto está limitado à partida.

ü O relevo impede utilização de meios de segurança de aproximação à pista.

ü A OTA não servia à Força Aérea na reestruturação do pós 25 de Abril.

ü A proximidade da A1 e Linha do Norte não são vantagens.

ü Há pouca gente na margem sul

ü O estado tem 7500 há em Alcochete (4 aeroportos) e 300 há na OTA.

ü O aeroporto de Madrid está em cima de um aquífero utilizado para abastecer essa cidade

ü Chamem quem quiser no mundo que venha cá dizer que a OTA é melhor que o Sul.

ü Hoje fazer bem não chega, é preciso fazer melhor.

Prof. José Palma – Ambientalista

ü Portela não é solução devido ao ruído.

ü “O ruído mata”

O DN dizia hoje que este é o pontapé de saída para o debate sério sobre esta questão. Resta saber se este "recuo" do Governo é uma mera cedência às pressões da elite técnica de Portugal e da população ou se realmente este foi o pontapé de saída para o debate sério que por vezes não tem acontecido.

Luís Manuel Madureira de Almeida

Aluno 51869 MEC/PTG

Sem comentários: