Mário Lino, Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações anunciou hoje a suspensão do projecto da Ota para estudos complementares na margem sul sobre uma eventual nova localização.
O objectivo será desenvolver um estudo comparativo entre a Ota e Alcochete. Para tal, Mário Lino, mandatou o Laboratório Nacional de Engenharia Civil para apresentar as suas conclusões dentro de seis meses. Este anúncio cujo desenvolvimento pode ser acompanhado aqui (versão online do Expresso) surgiu num colóquio sobre a temática da localização do novo aeroporto de Lisboa que decorreu segunda-feira de manhã na Assembleia da República. Nesse colóquio participou, entre outros, o Professor Doutor Paulino Pereira do Instituto Superior Técnico cuja intervenção está recuperada mais abaixo na totalidade.
Na quarta-feira passada os professores do Instituto Superior Técnico elaboraram um abaixo-assinado: “Um Aeroporto Internacional para todo o século XXI” para entregar ao governo que pode ser consultado aqui.
A intervenção do Professor Doutor Paulino Pereira é aqui recuperada na totalidade. Para aceder, clique:
Parte 1 http://videos.sapo.pt/E1DszuuEJTsvF3VKvWbj
Parte 2 http://videos.sapo.pt/0zNSGhrQ6GQ4ENVIN1eZ
Dos restantes intervenientes retemos algumas das ideias principais, lá mais para a frente será possível apresentar um vídeo com um resumo das intervenções se se considerar necessário.
Dra. Paula Costa - Representante ANAER
ü Ota surge desde 1982 como opção mais viável
ü Ota e Rio Frio já foram analisadas conjuntamente
ü O IST nesse estudo trabalhou questões relacionadas com os sistemas hídricos
ü Foram identificados impactos incontornáveis em Rio Frio que não eram sustentáveis.
ü Os impactos eram minimizáveis na Ota de entre todas as localizações analisadas.
ü Um novo aeroporto é um processo moroso.
ü Nunca vi estudos de grandes especialistas excepto da CIP.
ü A base de tráfego de Portugal não justifica a solução DUAL (Portela mais um) bem como não é possível separar administrativamente os tipos de tráfego.
ü Poceirão, Faias e Rio Frio são geograficamente iguais.
ü Campo de Tiro de Alcochete tem de ser preservado.
General José Lopes (Eng.º Aeroportos) – Ministério Defesa
ü “Eu trato os aeroportos por tu”
ü Criar aeroporto que potencie o país.
ü Portela durará 75 anos desde a sua abertura. Não se pode deixar asfixiar um aeroporto
ü A pista é orientada a favor do vento e na OTA nada se pode esquecer. O projecto está limitado à partida.
ü O relevo impede utilização de meios de segurança de aproximação à pista.
ü A OTA não servia à Força Aérea na reestruturação do pós 25 de Abril.
ü A proximidade da A1 e Linha do Norte não são vantagens.
ü Há pouca gente na margem sul
ü O estado tem 7500 há em Alcochete (4 aeroportos) e 300 há na OTA.
ü O aeroporto de Madrid está em cima de um aquífero utilizado para abastecer essa cidade
ü Chamem quem quiser no mundo que venha cá dizer que a OTA é melhor que o Sul.
ü Hoje fazer bem não chega, é preciso fazer melhor.
Prof. José Palma – Ambientalista
ü Portela não é solução devido ao ruído.
ü “O ruído mata”
O DN dizia hoje que este é o pontapé de saída para o debate sério sobre esta questão. Resta saber se este "recuo" do Governo é uma mera cedência às pressões da elite técnica de Portugal e da população ou se realmente este foi o pontapé de saída para o debate sério que por vezes não tem acontecido.
Luís Manuel Madureira de Almeida
Aluno 51869 MEC/PTG
Sem comentários:
Enviar um comentário